HISTÓRICO

Missão

Baseada nos princípios fundamentais de integridade, confiabilidade e ética que orientam sua atividade, a CEMA tem o compromisso de prestar os abrangentes serviços do setor de meio ambiente, com excelência técnica e atendimento customizado, objetivando os melhores resultados ambientais possíveis e a total satisfação dos clientes.

Histórico

A CEMA distingue-se por oferecer soluções técnicas eficazes e acompanhamento qualificado nos serviços que presta, atuando em todo o território nacional.

A CEMA foi constituída em junho de 1986 e, ao longo destes 32 anos de atividades, dedicou-se principalmente a realizar estudos ambientais multidisciplinares; avaliações de impactos ambientais de empreendimentos a se instalarem (barragens, loteamentos, minerações, rodovias e outros); planejamento ambiental de regiões e municípios; assistência técnica a ações judiciais;  consultorias  aos  Estados;  elaboração  de  Planos  de Recuperação de Áreas Degradadas e outros.

Nesta linha de trabalho, foram atendidos mais de oitocentos empreendimentos, públicos e privados, dentre eles alguns de grande porte, caso, por exemplo, da Rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo, da Unidade Industrial da AUDI, no Paraná, da Mineração de Calcário e Fábrica de Cimentos da Votorantim em Primavera no Pará, já  aprovados  pelos  respectivos  Estados.  Foram atendidos, ainda, na área de planejamento, vários municípios (Assis, São José do Rio  Pardo,  Belém, São José dos Campos),  assim  como alguns Estados, como é o caso de Mato Grosso, através de prestação  de  serviços  de  assessoria  técnica  na  avaliação  de EIA/RIMA e do Acre e do Pará através de treinamentos.

Empresas do Grupo

A CEMA foi uma das primeiras empresas no Brasil a realizar estudos ambientais interdisciplinares, para atender os empreendimentos que estavam se implantando e aqueles que necessitavam do licenciamento ambiental.

Com a crescente importância da área ambiental, foi surgindo novos tipos de trabalhos a serem executados, exigindo a aplicação de novas técnicas e a utilização de uma equipe técnica cada vez mais especializada.

E, atualmente, a aplicação de recursos na área ambiental passou a ser uma estratégia de mercado e de marketing, não possuindo apenas o objetivo do cumprimento legal.

A CEMA conseguiu se adequar tecnicamente aos novos instrumentos que surgiram, ampliando sua área de atuação e, ao mesmo tempo, mantendo os clientes que já possuía e conquistando novos clientes.

Para um atendimento mais especializado, podendo abranger as novas frentes de serviços, surgiu a necessidade de consolidar empresas com atuações específicas, utilizando um corpo técnico básico para todas as áreas e a administração separada por atividade. Este fato possibilitou agregar experiências e contatos específicos, e o resultado foi o surgimento das novas empresas e especificamente do GRUPO CEMA.