Auditorias Ambientais

Auditorias Ambientais: são realizados vários tipos de auditorias pela equipe da Cema, incluindo:

Auditoria de Passivo visa verificar a existência de potenciais passivos ambientais (liabilities), tanto no que se refere à  qualidade do meio ambiente, como a eventuais pendências legais, administrativas ou com a comunidade local (ações, multas, advertências, denúncias).

Auditoria Fase I: tem por objetivo realizar uma primeira avaliação sobre a possível ocorrência de passivos ambientais decorrentes de atividades anteriormente exercidas nos terrenos em análise. Tais passivos podem ser decorrentes de impactos sobre o meio ambiente, como poluição do solo ou das águas subterrâneas, ou simplesmente de irregularidades administrativas, como a não observância de aspectos legais relativas a licenciamento ambiental, mesmo que não tenham resultado em impactos sobre o meio ambiente ou, ainda, de eventuais pendências judiciais, como ações civis impetradas pelo Ministério Público, em razão alegados danos ambientais e que podem resultar em ressarcimento pecuniário, por exemplo.

Auditoria Fase II: nessa fase é realizada uma caracterização ambiental detalhada, considerando um estágio quantitativo de caracterização da contaminação detectado na Auditoria Fase I. São realizadas sondagens e/ou análises laboratoriais de solo ou águas subterrâneas para dimensionar a contaminação e após a análise das informações são feitas as recomendações técnicas para a recuperação da área estudada.